Passei a infância e Adolescência sem internet (sim, sou velho).
Não existia nada assim no Brasil.
Acompanhei a popularização dos computadores, a chegada da internet e a insegurança das pessoas com os novos recursos tecnológicos, como caixas eletrônicos, cartões de crédito, telefones celulares, comunicação online, compras online, troca de emails.
As gerações mais velhas demoraram mais pra se adaptar e já caíram de cabeça na internet com Smartphones, Iphones, Ipads, Tablets, vida conectada, redes sociais e aplicativos de mensagens.
NÓS NÃO SABEMOS LIDAR COM ISSO.
Criaram-se hábitos e práticas que vêm alimentando o flood (inundação de mensagens), o spam (a transmissão de correntes) e as atuais fake news (notícias falsas retransmitidas como verdade)...
Queria deixar sugestões para os amigos. Não são regras, mas propostas que podem aperfeiçoar a nossa convivência online, em minha opinião.
1. No Facebook só marque os amigos em sua postagem se for mesmo necessário. Evite marcar com frequência, pois se todos fizerem isso o tempo todo, a caixa de notificações ficará entupida de mensagens.
2. Pergunte às pessoas se elas querem receber uma mensagem de Bom dia pelo Whatsapp. Muitos utilizam o aplicativo para trabalho e fazem parte de tantos grupos, que mais uma notificação faz seu gesto de gentileza se perder.
3. Em grupos de Whatsapp, se alguém manda uma mensagem, a pessoa pode ver pelo seu aplicativo quem visualizou. Não é necessário que todos os membros do grupo enviem um joinha (👍) confirmando o recebimento.
4. Envio de áudio é um recurso extremamente útil dos aplicativos de mensagens. Use com sobriedade.
5. Se não tem certeza da veracidade de uma mensagem, não a envie. Comente sobre ela com quem entende do fato, envie a um amigo que possa te esclarecer, mas não espalhe fake news.
7. NEM TUDO MERECE SER COMPARTILHADO.
8.Tendo dúvidas, pergunte a quem conhece melhor os usos do mundo online, afinal, não saber não é vergonha...
Beijos, Brasil
Comentários
Postar um comentário