Pular para o conteúdo principal

As Lendas (Las Leyendas)



Novamente a Netflix agrada e me surpreende.


As Lendas (Las Leyendas) é uma animação de produção mexicana do Estúdio Ánima em acordo com a Netflix que foi lançado aqui essa semana.


Novamente comecei  a ver sem pretensões e antes mesmo de acabar uma série já me ponho a escrever sobre ela.

A animação e seus personagens são baseados numa trilogia de animação mexicana: La leyenda de la Nahuala (A Lenda de Nahuala)La leyenda de la Llorona (A Lenda da Chorona) e La leyenda de las momias de Guanajuato (A lenda das múmias de Guanajuato). A série animada na Netflix porém, é mais "globalizada", apresentando lendas japonesas, gregas, chinesas, nórdicas, cristãs, alemãs, russas, judaicas e mexicanas.


A produção é excelente, ficando a frente de muita produção de animação americana e os personagens são cativantes: Leo, um garoto que consegue ver espíritos; Don Andres, um fantasma de um cavaleiro (eu vi como uma menção maldosa a Don Quixote); Teodora, o fantasma de uma garota envolta em um segredo; Marcella, uma jovem bruxa perseguida desde a infância e Alebrije, uma criatura fantástica colorida com partes de outros animais todos misturados.















Aliás, sobre os Alebrijes, sua criação por Pedro Liñares Lopez e sua marca na cultura e arte mexicana vale ler esse Artigo! (Está em espanhol, mas creio que conseguimos entender!)

Gosta de miltologias, lendas e folclore mundiais? Curte a Jornada do Herói? Curte uma aventura nos moldes da Odisséia? (guardadas as devidas proporções, né? É uma Animação, poxa!) Curte uma animação infantil que não trata crianças como imbecis?

Eu só conseguia pensar que preciso recomendar esse desenho aos alunos de Ensino Fundamental e Médio para despertar o gosto pelo conhecimento de outras culturas, mitos e lendas. 
Só pra reforçar: Medusa, Golem, Kaijus, Santa Muerte, Baba Yaga, Nicht Mart, Fada dos Dentes, Vodnik, Fenrir, Yggdrasil, Nu Gui, Chilan são alguns dos que aparecem.

Fica a dica!

Abraços a quem lê.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu vejo gente morta

Ainda na onda dos vinte anos (1999 - 2000) achei por bem falar de mais um filme excelente! Nosso recado de sempre! O Sexto Sentido Num período que ninguém contava o final da história na internet as surpresas e reviravoltas ( plot twists ) marcavam quem ia ao cinema, esse filme deixou sua marca. Temos duas histórias paralelas no filme. De um lado o psicólogo infantil Malcolm Crowe que numa noite romântica com sua esposa foi alvejado com um tiro por um ex-paciente instável. Após isso e durante todo filme percebe-se como aquele evento o afastou de sua esposa. Do outro lado temos um garoto Cole Sear , com problemas de socialização e instável emocionalmente, que começa a ser atendido por Malcolm. O garoto se mostra profundamente reticente com o psicólogo e este se dedica cada vez mais a ajudá-lo ao mesmo tempo que pensa como resolver seus problemas conjugais. Cole e Malcolm se ajudam mutuamente e criam uma relação que equilibra a ambos. No meio do filme Cole revela q...

Essa pilha de livros que não nos deixa...

"Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma". (G.R.R. Martin) Todo leitor apaixonado tem pequenas dores.  A gente sofre quando lê histórias envolventes, sofre por perceber que nunca vai ler tudo que gostaria e por ver a pilha de livros para ler crescer a cada dia. Algumas vezes, se organizar é o único caminho. Esse mês resolvi por planejar algumas leituras e diversificar um pouco.  A lista de Fevereiro segue abaixo: Sapiens: Uma breve história da humanidade - Yuval Noah Harari " O livro aborda a História da Humanidade desde a evolução arcaica da espécie humana na  idade da pedra , até o século XXI. Seu principal argumento é que o  Homo sapiens  domina o mundo porque é o único animal capaz de cooperar de forma flexível em largo número e o faz por ser a única espécie capaz de acreditar em coisas que não  existem na natureza e são produtos puramente de sua imaginação, tais  como  deuses ,...