Pular para o conteúdo principal

A revolução será NERD

Viver nos anos 80 e 90 do século XX e ser nerd/geek/cdf era doloroso.

Nossos gostos eram considerados efeminados, infantis e desprezados em geral. Geralmente excluídos e mais introspectivos, sabíamos detalhes que a maioria não conhecia e estudávamos coisas diferentes do padrão.

Embora eu esteja generalizando, os nerds/geeks ocuparam espaços de tecnologia no fim dos anos 1990 e seus gostos se popularizaram por meio da cultura pop.

O fato é que as vertentes da cultura geek: histórias em quadrinhos, games, RPG, animês e mangás, tecnologia da informação, super-heróis, jogos de tabuleiro entre outros se tornaram mainstream e rendem muito dinheiro para grandes estúdios, empresas e produtores de conteúdo virtual.

Ser geek é pop e gera $$$$$.

A Netflix (me dá assinatura pra vida!!!) prestou atenção na questão e disponibilizou uma série produzida no Brasil pela Medialand com o apoio das agências de fomento à cultura sobre o tema GEEK.

Abordando os variados mundos dos geeks brasileiros atuais, várias entrevistas com artistas, jogadores, produtores, colecionadores e empreendedores desse mundo variado.

Boas entrevistas, explicações a quem não conhece alguns aspectos em cada episódio e temas pra agradar a todos os públicos! E o melhor: FOCO NA PRODUÇÃO BRASILEIRA, GALERA!

Episódios:
01. Histórias em Quadrinhos
02. Games
03. BGS (Brasil Game Show)
04. League of Legends
05. BoardGames
06. Ilustradores
07. Combate Medieval
08. Action Figures

Ficha:
Nome: Geek 
Ano: 2017
Episódios: 08
Temporadas: 1
Duração por episódio: 20min
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Lendas (Las Leyendas)

Novamente a Netflix agrada e me surpreende. As Lendas (Las Leyendas) é uma animação de produção mexicana do Estúdio Ánima em acordo com a Netflix que foi lançado aqui essa semana. Novamente comecei  a ver sem pretensões e antes mesmo de acabar uma série já me ponho a escrever sobre ela. A animação e seus personagens são baseados numa trilogia de animação mexicana:   La leyenda de la Nahuala (A Lenda de Nahuala) ,  La leyenda de la Llorona (A Lenda da Chorona) e   La leyenda de las momias de Guanajuato (A lenda das múmias de Guanajuato).  A série animada na Netflix porém, é mais "globalizada", apresentando lendas japonesas, gregas, chinesas, nórdicas, cristãs, alemãs, russas, judaicas e mexicanas. A produção é excelente, ficando a frente de muita produção de animação americana e os personagens são cativantes: Leo , um garoto que consegue ver espíritos; Don Andres , um fantasma de um cavaleiro (eu vi como uma menção maldosa a Don Quixote); Teodora , o fantasma

Eu vejo gente morta

Ainda na onda dos vinte anos (1999 - 2000) achei por bem falar de mais um filme excelente! Nosso recado de sempre! O Sexto Sentido Num período que ninguém contava o final da história na internet as surpresas e reviravoltas ( plot twists ) marcavam quem ia ao cinema, esse filme deixou sua marca. Temos duas histórias paralelas no filme. De um lado o psicólogo infantil Malcolm Crowe que numa noite romântica com sua esposa foi alvejado com um tiro por um ex-paciente instável. Após isso e durante todo filme percebe-se como aquele evento o afastou de sua esposa. Do outro lado temos um garoto Cole Sear , com problemas de socialização e instável emocionalmente, que começa a ser atendido por Malcolm. O garoto se mostra profundamente reticente com o psicólogo e este se dedica cada vez mais a ajudá-lo ao mesmo tempo que pensa como resolver seus problemas conjugais. Cole e Malcolm se ajudam mutuamente e criam uma relação que equilibra a ambos. No meio do filme Cole revela q

Nós que aqui estamos por vós esperamos

Algumas obras cinematográficas são poemas visuais.   Assim é Nós que aqui estamos por vós esperamos , um filme memória do brasileiro Marcelo Masagão que retrata os grandes e os pequenos fatos do século XX. Uma contação de histórias sem um narrador e algumas poucas legendas, o que faz com que cada um ao assistir construa sua própria lógica da história. Arte, Indústrias, Esportes, Guerras, Morte, Contradições, Paranoias e Utopias. Tudo importa num filme que tenta entender, por exemplo, a banalização da morte e o que nos une nas experiências de vida do século XX. Qualquer outro comentário seria dar detalhes que valem pela sua força visual. Recomendado! Ficha : Título : Nós que aqui estamos por vós esperamos Direção : Marcelo Masagão Gênero : Documentário Ano : 1999 Nacionalidade : Brasileiro O filme no YouTube!