A escritora nigeriana Chimamanda Adichie participou de uma das palestras do TED há cerca de 5 anos e produziu uma das mais marcantes palestras que já vi em minha vida.
O perigo de uma história única é uma palestra que fala de humanidade, de empatia e da capacidade de ver e viver além dos estereótipos que nos são impostos, mas que nós mesmos reforçamos como agentes de nossa própria história.
O que eu conheço do mundo? O que eu conheço das pessoas que nunca encontrei, nunca vi, mas das quais falo com a autoridade de um estudioso formado? O que eu sei de fato sobre as pessoas nas ruas, na pobreza ou até na riqueza a minha volta?
Essas foram algumas perguntas que me fiz enquanto assistia e percebia que a minha compreensão do mundo é feita de histórias. As histórias que me contam me fazem julgar as pessoas que nunca vi, as histórias que me chegam constroem a minha identidade e as dos outros a minha volta.
O lugar de contar histórias é um lugar de poder. O poder de fazer com que os meus amigos e eu, moradores de uma pequena cidade mineira, tenhamos visto tantos filmes norte-americanos que conhecemos melhor a geografia de Manhattan do que de Juiz de Fora, nossa cidade natal.
O lugar de contar histórias garante o poder de humanizar e demonizar. O poder de construir preconceitos que simplificam e limitam os seres humanos ou de permitir que os outros sejam vistos em sua complexidade e contradição natural.
Um vídeo instigante e muito necessário a todos nós.
Comentários
Postar um comentário