Pular para o conteúdo principal

Conheça Matrix, assista Matrix...

Vinte anos? 1999 - 2019

Mas parece que foi ontem, gente!

Alguns dos melhores filmes que vi são de 1999/2000. Histórias bem escritas, narrativas envolventes, recursos de edição que direcionavam nosso olhar e com reviravoltas (plot twists) que marcaram a linguagem cinematográfica do período.


Matrix


Fim do século XX, popularização de computadores e internet (conexão por linha telefônica). Hackers e grupos dispersos lutam contra o sistema e são perseguidos por agentes do governo. Nosso herói se envolve com um desses grupos rebeldes e descobre a verdade sobre o nosso mundo e a realidade.

O mundo que conhecemos não é na realidade o que acreditamos. A Inteligência Artificial que criamos no século XXI adquiriu consciência, guerreou com a humanidade e dominou o mundo. Os seres humanos se tornaram fontes de energia para essas máquinas, sendo cultivados e mantidos em animação suspensa, com suas consciências mergulhadas em um mundo virtual - A Matriz (The Matrix). O sistema /Matrix controla a humanidade e é combatido por grupos que, libertos do seu controle, lutam contra ela se conectando e tentando retirar as pessoas da simulação.

O filme é rico em simbolismos e referências e boas cenas de ação, introduzindo inclusive o movimento de câmera do bullet time muito zuado em vários programas. Temos o mito do Messias (o escolhido, The One), o profeta que anuncia sua vinda (Morpheus), a realidade que é uma ilusão (Maya, a deusa ilusão), a traição por companheiros próximos, a morte como redenção e cumprimento das profecias do messianato.
A mistura de fantasia, profecias de caráter religioso, tecnologia e internet e um filme ação trouxe sucesso para o filme e a franquia, levando as irmãs Wachowski (antes da transição de gênero) ao estrelado como diretoras e roteiristas do longa.

O filme deve causar estranheza na nova geração principalmente nos efeitos especiais e na forma de "entrar" e "sair" da Matrix - por meio de conexão telefônica.

Na plataforma do Youtube você pode comprar ou alugar o filme: Matrix


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Lendas (Las Leyendas)

Novamente a Netflix agrada e me surpreende. As Lendas (Las Leyendas) é uma animação de produção mexicana do Estúdio Ánima em acordo com a Netflix que foi lançado aqui essa semana. Novamente comecei  a ver sem pretensões e antes mesmo de acabar uma série já me ponho a escrever sobre ela. A animação e seus personagens são baseados numa trilogia de animação mexicana:   La leyenda de la Nahuala (A Lenda de Nahuala) ,  La leyenda de la Llorona (A Lenda da Chorona) e   La leyenda de las momias de Guanajuato (A lenda das múmias de Guanajuato).  A série animada na Netflix porém, é mais "globalizada", apresentando lendas japonesas, gregas, chinesas, nórdicas, cristãs, alemãs, russas, judaicas e mexicanas. A produção é excelente, ficando a frente de muita produção de animação americana e os personagens são cativantes: Leo , um garoto que consegue ver espíritos; Don Andres , um fantasma de um cavaleiro (eu vi como uma menção maldosa a Don Quixote); Teodor...

Eu vejo gente morta

Ainda na onda dos vinte anos (1999 - 2000) achei por bem falar de mais um filme excelente! Nosso recado de sempre! O Sexto Sentido Num período que ninguém contava o final da história na internet as surpresas e reviravoltas ( plot twists ) marcavam quem ia ao cinema, esse filme deixou sua marca. Temos duas histórias paralelas no filme. De um lado o psicólogo infantil Malcolm Crowe que numa noite romântica com sua esposa foi alvejado com um tiro por um ex-paciente instável. Após isso e durante todo filme percebe-se como aquele evento o afastou de sua esposa. Do outro lado temos um garoto Cole Sear , com problemas de socialização e instável emocionalmente, que começa a ser atendido por Malcolm. O garoto se mostra profundamente reticente com o psicólogo e este se dedica cada vez mais a ajudá-lo ao mesmo tempo que pensa como resolver seus problemas conjugais. Cole e Malcolm se ajudam mutuamente e criam uma relação que equilibra a ambos. No meio do filme Cole revela q...

Essa pilha de livros que não nos deixa...

"Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma". (G.R.R. Martin) Todo leitor apaixonado tem pequenas dores.  A gente sofre quando lê histórias envolventes, sofre por perceber que nunca vai ler tudo que gostaria e por ver a pilha de livros para ler crescer a cada dia. Algumas vezes, se organizar é o único caminho. Esse mês resolvi por planejar algumas leituras e diversificar um pouco.  A lista de Fevereiro segue abaixo: Sapiens: Uma breve história da humanidade - Yuval Noah Harari " O livro aborda a História da Humanidade desde a evolução arcaica da espécie humana na  idade da pedra , até o século XXI. Seu principal argumento é que o  Homo sapiens  domina o mundo porque é o único animal capaz de cooperar de forma flexível em largo número e o faz por ser a única espécie capaz de acreditar em coisas que não  existem na natureza e são produtos puramente de sua imaginação, tais  como  deuses ,...