Pular para o conteúdo principal

Brinquedos que marcaram época



Passei a infância brincando com bonecos, espadas, robôs, carros e naves dos personagens que eu via nos filmes e desenhos animados da TV. Como não havia crianças da minha idade na vizinhança, brinquedos, livros e televisão eram a companhia e diversão.

Provavelmente por isso a animação Toy Story mexeu tanto comigo e com boa parte da minha geração. Eram mil referências e homenagens a brinquedos clássicos e uma história que acompanhou o personagem principal da infância à transição para vida adulta e sim, eu chorei horrores no fim de Toy Story 3 (veja cena final aqui

A Netflix (começo a ter medo dessa empresa) lançou a minissérie com 4 episódios Brinquedos que marcam época e acabei de viver uma manhã de lembranças da infância.
Curte história? Curte brinquedos? Curte pensar o mercado capitalista? Assiste!!!

Que tal saber como foram criados os brinquedos de Star Wars? Que foi a primeira vez que se vendeu ao público brinquedos antes dos lançamento dos mesmos? Que no início George Lucas aceitou um contrato de direitos de 5% sobre os royalties? Que Jar Jar Binks quase quebrou a empresa?

E você sabia que a Barbie é inspirada numa boneca erótica alemã? Que surgiu num contexto de dar mais brincadeiras e maiores possibilidades de imaginar a própria vida para as meninas? Que os homens não queriam lançá-la porque ela tinha seios?

E o He-Man e os Mestres do Universo? Que foram criados pela indústria de brinquedos para combater o crescimento dos bonecos de Star Wars? Que os desenhos animados vieram depois da criação dos bonecos numa jogada de marketing que garantiu até 400 milhões de dólares em vendas?


E a criação do termo Action Figure? A marca Falcon (G.I. Joe) precisava afastar-se do termo "boneca" (doll) associado à Barbie e brinquedos femininos e criou-se o termo para os brinquedos de meninos (até aqui tem questões de gênero, gente). E o retorno da marca com os Comandos em Ação (G.I. Joe) durante os conflitos da Guerra Fria do anos 1980?


Cada episódio segue um estilo de acordo com a linha de brinquedos retratados e a gente acaba conhecendo melhor os rostos e as ideias por trás da Mattel, Kenner e Hasbro. 

Principalmente, há uma boa ideia de como a lógica do mercado determinou muita da nossa diversão e boas memórias de infância.

A segunda temporada não tem data de lançamento, mas ao que tudo indica vai tratar de : Lego, Hello Kitty e Transformers







RECOMENDO.

Nome: Os brinquedos que marcam época
Original: The Toys that made us
Ano: 2017
Sinopse: As mentes por trás dos mais icônicos brinquedos discutem a ascensão - e por vezes a queda - de suas criações bilionárias.
Trailer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Lendas (Las Leyendas)

Novamente a Netflix agrada e me surpreende. As Lendas (Las Leyendas) é uma animação de produção mexicana do Estúdio Ánima em acordo com a Netflix que foi lançado aqui essa semana. Novamente comecei  a ver sem pretensões e antes mesmo de acabar uma série já me ponho a escrever sobre ela. A animação e seus personagens são baseados numa trilogia de animação mexicana:   La leyenda de la Nahuala (A Lenda de Nahuala) ,  La leyenda de la Llorona (A Lenda da Chorona) e   La leyenda de las momias de Guanajuato (A lenda das múmias de Guanajuato).  A série animada na Netflix porém, é mais "globalizada", apresentando lendas japonesas, gregas, chinesas, nórdicas, cristãs, alemãs, russas, judaicas e mexicanas. A produção é excelente, ficando a frente de muita produção de animação americana e os personagens são cativantes: Leo , um garoto que consegue ver espíritos; Don Andres , um fantasma de um cavaleiro (eu vi como uma menção maldosa a Don Quixote); Teodor...

Eu vejo gente morta

Ainda na onda dos vinte anos (1999 - 2000) achei por bem falar de mais um filme excelente! Nosso recado de sempre! O Sexto Sentido Num período que ninguém contava o final da história na internet as surpresas e reviravoltas ( plot twists ) marcavam quem ia ao cinema, esse filme deixou sua marca. Temos duas histórias paralelas no filme. De um lado o psicólogo infantil Malcolm Crowe que numa noite romântica com sua esposa foi alvejado com um tiro por um ex-paciente instável. Após isso e durante todo filme percebe-se como aquele evento o afastou de sua esposa. Do outro lado temos um garoto Cole Sear , com problemas de socialização e instável emocionalmente, que começa a ser atendido por Malcolm. O garoto se mostra profundamente reticente com o psicólogo e este se dedica cada vez mais a ajudá-lo ao mesmo tempo que pensa como resolver seus problemas conjugais. Cole e Malcolm se ajudam mutuamente e criam uma relação que equilibra a ambos. No meio do filme Cole revela q...

Essa pilha de livros que não nos deixa...

"Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma". (G.R.R. Martin) Todo leitor apaixonado tem pequenas dores.  A gente sofre quando lê histórias envolventes, sofre por perceber que nunca vai ler tudo que gostaria e por ver a pilha de livros para ler crescer a cada dia. Algumas vezes, se organizar é o único caminho. Esse mês resolvi por planejar algumas leituras e diversificar um pouco.  A lista de Fevereiro segue abaixo: Sapiens: Uma breve história da humanidade - Yuval Noah Harari " O livro aborda a História da Humanidade desde a evolução arcaica da espécie humana na  idade da pedra , até o século XXI. Seu principal argumento é que o  Homo sapiens  domina o mundo porque é o único animal capaz de cooperar de forma flexível em largo número e o faz por ser a única espécie capaz de acreditar em coisas que não  existem na natureza e são produtos puramente de sua imaginação, tais  como  deuses ,...