Passei a infância brincando com bonecos, espadas, robôs, carros e naves dos personagens que eu via nos filmes e desenhos animados da TV. Como não havia crianças da minha idade na vizinhança, brinquedos, livros e televisão eram a companhia e diversão.
Provavelmente por isso a animação Toy Story mexeu tanto comigo e com boa parte da minha geração. Eram mil referências e homenagens a brinquedos clássicos e uma história que acompanhou o personagem principal da infância à transição para vida adulta e sim, eu chorei horrores no fim de Toy Story 3 (veja cena final aqui)
A Netflix (começo a ter medo dessa empresa) lançou a minissérie com 4 episódios Brinquedos que marcam época e acabei de viver uma manhã de lembranças da infância.
Curte história? Curte brinquedos? Curte pensar o mercado capitalista? Assiste!!!
Que tal saber como foram criados os brinquedos de Star Wars? Que foi a primeira vez que se vendeu ao público brinquedos antes dos lançamento dos mesmos? Que no início George Lucas aceitou um contrato de direitos de 5% sobre os royalties? Que Jar Jar Binks quase quebrou a empresa?
E você sabia que a Barbie é inspirada numa boneca erótica alemã? Que surgiu num contexto de dar mais brincadeiras e maiores possibilidades de imaginar a própria vida para as meninas? Que os homens não queriam lançá-la porque ela tinha seios?
E o He-Man e os Mestres do Universo? Que foram criados pela indústria de brinquedos para combater o crescimento dos bonecos de Star Wars? Que os desenhos animados vieram depois da criação dos bonecos numa jogada de marketing que garantiu até 400 milhões de dólares em vendas?
E a criação do termo Action Figure? A marca Falcon (G.I. Joe) precisava afastar-se do termo "boneca" (doll) associado à Barbie e brinquedos femininos e criou-se o termo para os brinquedos de meninos (até aqui tem questões de gênero, gente). E o retorno da marca com os Comandos em Ação (G.I. Joe) durante os conflitos da Guerra Fria do anos 1980?
Cada episódio segue um estilo de acordo com a linha de brinquedos retratados e a gente acaba conhecendo melhor os rostos e as ideias por trás da Mattel, Kenner e Hasbro.
Principalmente, há uma boa ideia de como a lógica do mercado determinou muita da nossa diversão e boas memórias de infância.
A segunda temporada não tem data de lançamento, mas ao que tudo indica vai tratar de : Lego, Hello Kitty e Transformers
RECOMENDO.
Nome: Os brinquedos que marcam época
Original: The Toys that made us
Ano: 2017
Sinopse: As mentes por trás dos mais icônicos brinquedos discutem a ascensão - e por vezes a queda - de suas criações bilionárias.
Trailer:
Comentários
Postar um comentário