Pular para o conteúdo principal

Brinquedos que marcaram época



Passei a infância brincando com bonecos, espadas, robôs, carros e naves dos personagens que eu via nos filmes e desenhos animados da TV. Como não havia crianças da minha idade na vizinhança, brinquedos, livros e televisão eram a companhia e diversão.

Provavelmente por isso a animação Toy Story mexeu tanto comigo e com boa parte da minha geração. Eram mil referências e homenagens a brinquedos clássicos e uma história que acompanhou o personagem principal da infância à transição para vida adulta e sim, eu chorei horrores no fim de Toy Story 3 (veja cena final aqui

A Netflix (começo a ter medo dessa empresa) lançou a minissérie com 4 episódios Brinquedos que marcam época e acabei de viver uma manhã de lembranças da infância.
Curte história? Curte brinquedos? Curte pensar o mercado capitalista? Assiste!!!

Que tal saber como foram criados os brinquedos de Star Wars? Que foi a primeira vez que se vendeu ao público brinquedos antes dos lançamento dos mesmos? Que no início George Lucas aceitou um contrato de direitos de 5% sobre os royalties? Que Jar Jar Binks quase quebrou a empresa?

E você sabia que a Barbie é inspirada numa boneca erótica alemã? Que surgiu num contexto de dar mais brincadeiras e maiores possibilidades de imaginar a própria vida para as meninas? Que os homens não queriam lançá-la porque ela tinha seios?

E o He-Man e os Mestres do Universo? Que foram criados pela indústria de brinquedos para combater o crescimento dos bonecos de Star Wars? Que os desenhos animados vieram depois da criação dos bonecos numa jogada de marketing que garantiu até 400 milhões de dólares em vendas?


E a criação do termo Action Figure? A marca Falcon (G.I. Joe) precisava afastar-se do termo "boneca" (doll) associado à Barbie e brinquedos femininos e criou-se o termo para os brinquedos de meninos (até aqui tem questões de gênero, gente). E o retorno da marca com os Comandos em Ação (G.I. Joe) durante os conflitos da Guerra Fria do anos 1980?


Cada episódio segue um estilo de acordo com a linha de brinquedos retratados e a gente acaba conhecendo melhor os rostos e as ideias por trás da Mattel, Kenner e Hasbro. 

Principalmente, há uma boa ideia de como a lógica do mercado determinou muita da nossa diversão e boas memórias de infância.

A segunda temporada não tem data de lançamento, mas ao que tudo indica vai tratar de : Lego, Hello Kitty e Transformers







RECOMENDO.

Nome: Os brinquedos que marcam época
Original: The Toys that made us
Ano: 2017
Sinopse: As mentes por trás dos mais icônicos brinquedos discutem a ascensão - e por vezes a queda - de suas criações bilionárias.
Trailer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Lendas (Las Leyendas)

Novamente a Netflix agrada e me surpreende. As Lendas (Las Leyendas) é uma animação de produção mexicana do Estúdio Ánima em acordo com a Netflix que foi lançado aqui essa semana. Novamente comecei  a ver sem pretensões e antes mesmo de acabar uma série já me ponho a escrever sobre ela. A animação e seus personagens são baseados numa trilogia de animação mexicana:   La leyenda de la Nahuala (A Lenda de Nahuala) ,  La leyenda de la Llorona (A Lenda da Chorona) e   La leyenda de las momias de Guanajuato (A lenda das múmias de Guanajuato).  A série animada na Netflix porém, é mais "globalizada", apresentando lendas japonesas, gregas, chinesas, nórdicas, cristãs, alemãs, russas, judaicas e mexicanas. A produção é excelente, ficando a frente de muita produção de animação americana e os personagens são cativantes: Leo , um garoto que consegue ver espíritos; Don Andres , um fantasma de um cavaleiro (eu vi como uma menção maldosa a Don Quixote); Teodor...

Eu vejo gente morta

Ainda na onda dos vinte anos (1999 - 2000) achei por bem falar de mais um filme excelente! Nosso recado de sempre! O Sexto Sentido Num período que ninguém contava o final da história na internet as surpresas e reviravoltas ( plot twists ) marcavam quem ia ao cinema, esse filme deixou sua marca. Temos duas histórias paralelas no filme. De um lado o psicólogo infantil Malcolm Crowe que numa noite romântica com sua esposa foi alvejado com um tiro por um ex-paciente instável. Após isso e durante todo filme percebe-se como aquele evento o afastou de sua esposa. Do outro lado temos um garoto Cole Sear , com problemas de socialização e instável emocionalmente, que começa a ser atendido por Malcolm. O garoto se mostra profundamente reticente com o psicólogo e este se dedica cada vez mais a ajudá-lo ao mesmo tempo que pensa como resolver seus problemas conjugais. Cole e Malcolm se ajudam mutuamente e criam uma relação que equilibra a ambos. No meio do filme Cole revela q...

Circle (2015) - Netflix

Até onde iríamos por nosso desejo de sobrevivência?  Se tivesse que escolher alguém para sobreviver, quem seria? Interessante como algumas coisas que encontramos de forma aleatória podem nos surpreender por uma profundidade inesperada ou a possibilidade de refletir sobre nossa humanidade. Gosto de assistir filmes aleatórios pela Netflix​. Sou desses que adia ver uma Jéssica Jones ou um Breaking Bad pra buscar umas coisas nada a ver. Desse modo é lógico que assisto muito lixo e paro de ver alguns filmes no meio de tão ruins que são... Acabei encontrando ontem um filme recém lançado, Circle , que me surpreendeu por sua simplicidade e ao mesmo tempo pela profundidade de debate e pensamentos que permite... SINOPSE : Cinquenta estranhos acordam e percebem que estão presos numa misteriosa câmara, sem nenhuma lembrança de como chegaram lá. Organizados em um grande círculo e incapazes de se moverem, eles rapidamente descobrem que a cada dois minutos um deles deve morrer, ex...