Pular para o conteúdo principal

As Lendas (Las Leyendas)



Novamente a Netflix agrada e me surpreende.


As Lendas (Las Leyendas) é uma animação de produção mexicana do Estúdio Ánima em acordo com a Netflix que foi lançado aqui essa semana.


Novamente comecei  a ver sem pretensões e antes mesmo de acabar uma série já me ponho a escrever sobre ela.

A animação e seus personagens são baseados numa trilogia de animação mexicana: La leyenda de la Nahuala (A Lenda de Nahuala)La leyenda de la Llorona (A Lenda da Chorona) e La leyenda de las momias de Guanajuato (A lenda das múmias de Guanajuato). A série animada na Netflix porém, é mais "globalizada", apresentando lendas japonesas, gregas, chinesas, nórdicas, cristãs, alemãs, russas, judaicas e mexicanas.


A produção é excelente, ficando a frente de muita produção de animação americana e os personagens são cativantes: Leo, um garoto que consegue ver espíritos; Don Andres, um fantasma de um cavaleiro (eu vi como uma menção maldosa a Don Quixote); Teodora, o fantasma de uma garota envolta em um segredo; Marcella, uma jovem bruxa perseguida desde a infância e Alebrije, uma criatura fantástica colorida com partes de outros animais todos misturados.















Aliás, sobre os Alebrijes, sua criação por Pedro Liñares Lopez e sua marca na cultura e arte mexicana vale ler esse Artigo! (Está em espanhol, mas creio que conseguimos entender!)

Gosta de miltologias, lendas e folclore mundiais? Curte a Jornada do Herói? Curte uma aventura nos moldes da Odisséia? (guardadas as devidas proporções, né? É uma Animação, poxa!) Curte uma animação infantil que não trata crianças como imbecis?

Eu só conseguia pensar que preciso recomendar esse desenho aos alunos de Ensino Fundamental e Médio para despertar o gosto pelo conhecimento de outras culturas, mitos e lendas. 
Só pra reforçar: Medusa, Golem, Kaijus, Santa Muerte, Baba Yaga, Nicht Mart, Fada dos Dentes, Vodnik, Fenrir, Yggdrasil, Nu Gui, Chilan são alguns dos que aparecem.

Fica a dica!

Abraços a quem lê.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu vejo gente morta

Ainda na onda dos vinte anos (1999 - 2000) achei por bem falar de mais um filme excelente! Nosso recado de sempre! O Sexto Sentido Num período que ninguém contava o final da história na internet as surpresas e reviravoltas ( plot twists ) marcavam quem ia ao cinema, esse filme deixou sua marca. Temos duas histórias paralelas no filme. De um lado o psicólogo infantil Malcolm Crowe que numa noite romântica com sua esposa foi alvejado com um tiro por um ex-paciente instável. Após isso e durante todo filme percebe-se como aquele evento o afastou de sua esposa. Do outro lado temos um garoto Cole Sear , com problemas de socialização e instável emocionalmente, que começa a ser atendido por Malcolm. O garoto se mostra profundamente reticente com o psicólogo e este se dedica cada vez mais a ajudá-lo ao mesmo tempo que pensa como resolver seus problemas conjugais. Cole e Malcolm se ajudam mutuamente e criam uma relação que equilibra a ambos. No meio do filme Cole revela q...

Circle (2015) - Netflix

Até onde iríamos por nosso desejo de sobrevivência?  Se tivesse que escolher alguém para sobreviver, quem seria? Interessante como algumas coisas que encontramos de forma aleatória podem nos surpreender por uma profundidade inesperada ou a possibilidade de refletir sobre nossa humanidade. Gosto de assistir filmes aleatórios pela Netflix​. Sou desses que adia ver uma Jéssica Jones ou um Breaking Bad pra buscar umas coisas nada a ver. Desse modo é lógico que assisto muito lixo e paro de ver alguns filmes no meio de tão ruins que são... Acabei encontrando ontem um filme recém lançado, Circle , que me surpreendeu por sua simplicidade e ao mesmo tempo pela profundidade de debate e pensamentos que permite... SINOPSE : Cinquenta estranhos acordam e percebem que estão presos numa misteriosa câmara, sem nenhuma lembrança de como chegaram lá. Organizados em um grande círculo e incapazes de se moverem, eles rapidamente descobrem que a cada dois minutos um deles deve morrer, ex...